Sicredi Univales MT/RO conquista o Selo de Felicidade pelo segundo ano consecutivo
Cooperativa financeira é reconhecida por promover felicidade e bem-estar no ambiente de trabalho
A Sicredi Univales MT/RO recebeu pelo segundo ano consecutivo o Certificado de Felicidade no Trabalho, o mais importante prêmio do setor que reconhece empresas que promovem um ambiente positivo e engajado no bem-estar emocional, social e profissional de seus colaboradores. O selo é fruto de um programa iniciado em 2021, em consultoria com o Instituto Movimento pela Felicidade e Bem-Estar (que concede o selo), para estimular ações que contribuam para a qualidade de vida do ambiente corporativo.
De acordo com o diretor executivo da cooperativa Sicredi Univales MT/RO, Edson Arrial, o reconhecimento reafirma o compromisso da instituição em criar um ambiente saudável e próspero para os colaboradores e associados. “Recebemos o reconhecimento com grande alegria. Ter o selo de felicidade no trabalho é muito importante para uma instituição cooperativa como a Sicredi Univales MT/RO. Isso demonstra a força de nossa cultura organizacional, o equilíbrio pessoal, espiritual e profissional de nossas equipes, e o ambiente saudável de trabalho que criamos. Tudo isso beneficia tanto o colaborador quanto nossos associados, que utilizam os produtos e serviços da cooperativa para suprir suas demandas de soluções financeiras”, destaca o diretor.
O Programa de Felicidade e Bem-Estar no Trabalho se diferencia pela participação ativa dos colaboradores em todas as etapas, o que aumenta o senso de pertencimento e fortalece a adesão às propostas. Baseado em seis pilares fundamentais: social, emocional, intelectual, espiritual, físico e profissional, o programa busca um equilíbrio que abrange tanto o desenvolvimento pessoal quanto o profissional.
Após um ciclo de 12 meses, o Instituto retorna à cooperativa para avaliar 8 indicadores de performance, dando destaque ao papel dos “Felicitadores”, o apoio da alta gestão e o suporte do Comitê Gestor do Programa. O processo de avaliação acontece em duas etapas: entrevistas para aferição do nível alcançado em cada indicador e análise de evidências apresentadas. Com base nas informações coletadas, o desempenho da cooperativa é classificado. No caso da Sicred Univales MT/RO, o nível alcançado foi “Avançado”, o mais elevado entre as três categorias possíveis.
“A avaliação do programa é essencial porque oferece aos gestores da cooperativa a possibilidade de analisar em quais aspectos eventualmente precisam ser concentradas as energias de melhoria em benefício dos colaboradores”, afirma Benedito Nunes, CEO do Instituto. “Para além da evolução dos indicadores de Felicidade e Bem-Estar, a análise das fases do programa permite o seu constante aprimoramento, permitindo que, gradualmente, as ações implementadas se tornem parte do modelo de gestão da cooperativa”, afirma.
Para quem trabalha na cooperativa, o selo de felicidade é motivo de orgulho e reforça o sentimento de pertencimento. “Atuar em uma cooperativa de crédito que se preocupa com o nosso bem-estar faz toda a diferença. Nos sentimos valorizados e parte de uma organização que realmente se importa com a felicidade de quem faz parte dela. Claramente isso reflete na qualidade do serviço que prestamos a cada um de nossos associados”, relata Michel Alisson, gerente da agência do Sicredi em Porto Velho (RO).
A cooperativa Sicredi Univales MT/RO é uma das 104 cooperativas do Sistema Sicredi. Com mais de 30 anos de história, atua no estado de Rondônia e na região noroeste de Mato Grosso, com mais de 680 colaboradores para o atendimento aos seus mais de 120 mil associados, apoiando o desenvolvimento das regiões onde está presente, para a construção de uma sociedade mais próspera. Está presente em 34 municípios, sendo 14 em Mato Grosso com 17 agências, e 20 em Rondônia com 24 agências.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 8 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 254 municípios e possui 350 agências, para o atendimento a mais de 1,360 milhão de associados.
Site do Sicredi: www.sicredi.com.br
Redes Sociais: Facebook |Instagram | LinkedIn | YouTube
Os critérios para concessão do Certificado
O desenvolvimento do programa de Felicidade e Bem-Estar no Trabalho decorre de uma série de iniciativas que têm como diferencial a participação dos colaboradores em todas as suas etapas. Com isso, o senso de pertencimento se torna mais elevado e a aderência às propostas do Programa ficam mais fortalecidas.
Após um ciclo de 12 meses, o Instituto retorna à Cooperativa para avaliar 8 indicadores de performance, destacando-se o papel dos Felicitadores, o apoio da alta gestão e o suporte do Comitê gestor do Programa. O processo de avaliação acontece em duas etapas: a primeira se baseia em entrevistas para aferição do nível alcançado por cada um dos indicadores; a segunda se baseia na apresentação e análise das evidências apresentadas, que comprovam as informações obtidas na fase de entrevistas.
Após a realização das duas etapas as informações obtidas alimentam as fórmulas de cálculos e classificam o desempenho do programa na cooperativa e, no caso do Sicredi Univales MT/RO, o nível de certificação ficou no patamar “Avançado”, que é o mais elevado entre as três categorias possíveis.
Para o Instituto Movimento pela Felicidade e Bem-Estar, criador da metodologia, a avaliação do Programa é essencial porque oferece aos gestores da Cooperativa a possibilidade de analisar em quais aspectos eventualmente precisam ser concentradas as energias de melhoria em benefício dos colaboradores. Para além da evolução dos indicadores de Felicidade e Bem-Estar, a análise das fases do programa permite o seus constante aprimoramento, permitindo que gradualmente as ações implementadas se tornem parte do modelo de gestão da Cooperativa, pela efetividade dos resultados alcançados, medidos por evidências mensuráveis que atestam o acerto da estratégia adotada.
Ao mesmo tempo, conforme relata Benedito Nunes, CEO do Instituto, a Certificação atesta com clareza que a Cooperativa (assim como as demais organizações avaliadas) executa ações efetivas em benefício dos seus colaboradores, conferindo ao Programa a concretude necessária para garantir a constante melhoria do ambiente de trabalho, da performance das equipes e dos resultados da organização.
Deixe seu Comentario