Nesta sexta-feira (24), a Record, SBT e RedeTV! anunciaram que vão sair da TV paga na próxima semana porque não entraram em um acordo com as operadoras. Anteriormente, o Fama ao Minuto revelou que a operadora NET estaria avisando seus clientes sobre o corte de sinal.

Em mensagem que começou a ser veiculada nas três emissoras é informado que a partir do dia 29 de março, quando o sinal analógico será desligado na Grande São Paulo, as três emissoras sairão do ar nas operadoras de TV paga NET, Claro, Embratel e Sky.

Os responsáveis pelos canais afirmaram que “estas empresas se recusam a negociar os direitos de transmissão, ao contrário do que já fazem com grupos estrangeiros e até com outras emissoras nacionais”, como é o caso da Globo, que já recebe por seu sinal digital. Ainda reclamaram dizendo que “lamentam a falta de diálogo das operadoras, o que impediu um acordo que respeitasse o desejo do público brasileiro”. 

Em 2016, as três emissoras criaram empresa responsável por negociar seus sinais com as operadoras de TV paga após avaliarem que teriam maior poder de barganha se negociassem juntas. As emissoras estimam que o valor de seus sinais valem R$ 15,00 por assinante, o que daria cerca de R$ 3,5 bilhões brutos por ano.