Quase 50 pessoas são presas após invadirem e destruírem fazenda em Cujubim
Quarenta e oito pessoas foram presas após invadirem e destruírem uma fazenda na Linha MC-7, no município de Cujubim. Conforme a Polícia Militar (PM), na segunda-feira (17) o grupo ateou fogo nas casas e maquinários do proprietário e efetuaram disparos na direção dos policiais que atuavam na ocorrência.
Dos 48 presos, 26 homens e 13 mulheres permanecem no presídio de Ariquemes (RO).
De acordo com o boletim de ocorrência, a guarnição de Cujubim foi informada através de uma denúncia anônima que diversas pessoas armadas invadiram a propriedade rural e incendiaram casas e máquinas de trabalho. Para evitar que sofresse uma emboscada na área de mata fechada, a guarnição do município solicitou reforço policial de Ariquemes, cidade vizinha.
Com a chegada das viaturas do Grupo de Operações Especiais (Goe), da Força Tática e do helicóptero do Núcleo de Operações Aéreas (NOA), o comboio policial se deslocou até a propriedade para verificar o ocorrido.
Durante o percurso, os militares constataram que algumas pontes que dão acesso até a fazenda estavam danificadas e com tratores incendiados sobre as estruturas. Além disso, os suspeitos espalharam pregos pela estrada, com o intuito de furar os pneus dos veículos e evitar que chegassem até o local.
Ao chegar onde estava o grupo, os militares se depararam com mulheres e crianças, e mais adiante, se depararam com três homens em posse de armas de fogo, que passaram a disparar na direção dos policiais.
Segundo o registro policial, o comboio militar avançou pela área e após ocupar locais seguros, efetuou disparos contra os suspeitos armados para revidar a agressão. Posteriormente, o trio adentrou na mata fechada, continuou a efetuar os tiros e disparou um fogo de artifício na direção das guarnições.
Quando os suspeitos encerraram os disparos, foram capturados pelos militares e em meio à mata foram encontradas cápsulas de calibres 12, 20, 32, 36, 38 e 40. Além de roupas camufladas em um acampamento onde os invasores estavam e um quadriciclo que havia sido roubado da fazenda.
As 48 pessoas foram encaminhadas até a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) em Ariquemes e a crianças foram liberadas ao Conselho Tutelar de Cujubim.
Durante a manhã desta terça-feira (18), os suspeitos foram submetidos ao exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) do município e, posteriormente, 26 homens e 13 mulheres foram conduzidos à Casa de Detenção, onde as 39 pessoas ficarão a disposição da Justiça.
Invasão
Segundo a PM, cerca de 12 homens encapuzados em posse de três fuzis, quatro escopetas e pistolas invadiram a sede da propriedade rural no último domingo (16). Com o uso de força e violência, os invasores renderam 11 funcionários da fazenda, agrediram as vítimas e os amarraram em um cômodo da casa.
Após amarrar os reféns, o grupo revirou o local em busca de objetos de valor e subtraíram dois celulares, um tablet, três espingardas, um quadriciclo e R$ 55.800 em dinheiro. Em seguida, os suspeitos incendiaram todas as residências da propriedade rural, três tratores, um caminhão e um depósito de produtos.
Horas depois, o grupo liberou os reféns em uma ponte a cerca de 800 metros da propriedade rural. Um morador rural que passava pelo local socorreu as vítimas e os encaminhou de volta até a parte urbana de Cujubim.
Fonte: G1 RO
Deixe seu Comentario