Mais de 5 mil pessoas acompanharam a cavalgada da 34ª Expoari em Ariquemes
Mais de 5 mil pessoas acompanharam neste sábado (15) a cavalgada de abertura da 34ª Exposição Agropecuária (Expoari) de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. De acordo com a Associação dos Pecuaristas (APA), cerca de 700 cavaleiros e amazonas participaram do evento. Cerca de 15 mil pessoas assistiram ao ‘desfile’ de perto.
A cavalgada percorreu aproximadamente sete quilômetros pela Avenida Capitão Sílvio até chegar no Parque de Exposições da APA.
Pela primeira vez a cavalgada aconteceu uma semana antes do início da primeira noite da Expoari, que inicia no próximo sábado (22).
Segundo a direção da APA, o evento foi antecipado para atender aos pedidos de diversos participantes, além das questões de segurança e logística da festa.
“Hoje os cavaleiros e as comitivas poderão se preocupar apenas com a cavalgada e depois descansar de forma mais tranquila, sem precisar retornar ao parque de exposições durante a noite. Com a beleza da população, realizamos uma excelente festa sem a presença de nenhum imprevisto”, disse o presidente da APA, Dorival Gaspar, antes de iniciar a cavalgada.
Em meio ao clima de festa, houve quem também se preocupasse com a saúde, como no caso da funcionária pública Leila Vieira. Enquanto esperava iniciar o evento, no ponto de concentração, ela se hidratava em cima do cavalo com um suco detox.
“Apesar de o dia ser de festa, também devemos cuidar da saúde, ainda mais por conta do forte calor. Havia preparado o suco em casa e trouxe para cá, para sempre se manter hidratada”, relata a funcionária pública.
O pecuarista José Florentino saiu de Cacoal (RO) e trouxe toda a família para participar da cavalgada. Ele se sentiu privilegiado de poder estar no evento ao lado de todos eles.
“É uma alegria muito grande poder participar deste evento tão conhecido no nosso estado e acompanhado de todos eles. Mais uma forma de reunir a família”, revela.
Festividade praticamente oficial da cultura do município, a cavalgada também levou às ruas diversas crianças, que na companhia dos pais, se encantavam com cada detalhe do desfile e acenavam para os cavalos que desfilavam no percurso.
Queima do alho
Outra novidade para este ano foi a realização da 1ª edição da Queima do Alho, organizada pela APA. Após o término da cavalgada, no Parque de Exposições. O evento é beneficente e tem como objetivo angariar fundos para a Associação de Mães de Autistas de Ariquemes (Amaar).
A festa contou com a presença de comitivas de municípios vizinhos como Alto Paraíso, Cujubim e Buritis e foram servidos comidas da culinária típica de peões de boiadeiro, como arroz carreteiro, feijão gordo e outros pratos preparados de forma artesanal.
Uma comissão de jurados se responsabilizará por definir qual comitiva prepara o melhor arroz carreteiro, a qual será premiada com R$ 2 mil.
Deixe seu Comentario