A situação tende a piorar na fronteira do Acre (Brasil) com Pando (Bolívia). Após o bloqueio das pontes no lado brasileiro, eis que manifestantes bolivianos anunciaram na manhã dessa quinta-feira (02) que vão radicalizar e fechar de vez o trânsito pelas pontes da Amizade (Brasiléia) e Internacional (Epitaciolândia).
O anúncio foi feito em coletiva convocada pelos próprios representantes das entidades sociais de Pando entre elas do comércio e varejo. Eles aproveitaram para protestar pacificamente e informar que ninguém passará naquela região mesmo que sejam seus compatriotas e que estejam no Brasil mais desejam entrar em Cobija.
Ainda na manifestação, os representantes pediam que os tratados internacionais e acordos bilaterais formalizados entre os dois países sobre livre trânsito fossem respeitados.
“Foi uma decisão que tomamos junto com a sociedade representativa do nosso departamento (…). Por enquanto, estamos muito pacíficos. Eles (brasileiros) impedem de nos entrar no território de lá e nós também faremos o mesmo. Se for preciso expulsar brasileiros dos comércios assim faremos”, explicou um líder do movimento.
O grupo que se aglomerou nas proximidades da Ponte Internacional informou aos jornalistas que o ato de radicalizar vai ocorrer nas primeiras horas dessa sexta-feira (02). “Os brasileiros estão destratando os transportadores (taxistas e moto-taxistas), militares e os cidadãos bolivianos. Não vamos permitir isso! Mesmo que tenhamos que ir até as últimas consequências”, disse uma representante do movimento.
Fonte: Folha do Acre
Deixe seu Comentario